Bem-vindo!

.

DBA Internacional Profissional

Programa em Inglês na Université de Bordeaux

EN COURS
Image

Programa de Doutorado em Administração de Empresas (DBA)


O melhor programa europeu de DBA
com seminários em inglês, parte no
Rio ou São Paulo (USP) e Fast-Track
na França.

A Escola de Negócios (IAE) da Universidade de Bordeaux, em parceria com o Instituto Internacional, oferece a melhor formação de Doutorado em Administração de Empresas (DBA) na Europa, com um programa projetado para profissionais e executivos que é considerado um caminho para o PhD . O programa de Bordeaux integra a teoria e a prática das questões reais de negócios, permitindo que os participantes sejam proficientes em pesquisa aplicada, para que possam tomar decisões administrativas e de negócios sólidas.

Durante o DBA da Universidade de Bordeaux, os profissionais não são apenas treinados para resolver problemas gerenciais simples, mas para aprender como gerar conhecimento avançado, seja para resolver problemas ou para entender as razões por trás de um determinado fenômeno de negócios.




Universidade de Bordeaux em números:

Número de alunos:

50.000

Ano de fundação:

1441

Número de Professores:

4.000

background

Um Programa de Doutorado, Reinventado.

image

Universidade de Bordeaux

Classificada entre as melhores universidades da Europa, a Universidade de Bordeaux é reconhecida pela qualidade de seus cursos e pesquisas acadêmicas. Bordeaux é o lar de mais de 50.000 estudantes e quase 6.000 funcionários.

A Universidade também possui o segundo maior campus da Europa.


Image

Escola de Negócios de Bordeaux

A Escola de Negócios da Universidade de Bordeaux, que faz parte do IAE (425.000 graduados desde 1955) é reconhecida por seu ensino de alto nível em administração e pela qualidade de suas pesquisas.

A Escola de Negócios possui mais de 50 professores em tempo integral, 39 pesquisadores e mais de 300 profissionais.

background

Bem-vindo a Bordeaux!




Listada como parte do Patrimônio Mundial pela UNESCO, a cidade é descrita como "um conjunto urbano e arquitetônico excepcional".
Bordeaux é classificada como a cidade número um na França em qualidade de vida e também é conhecida como a capital mundial do vinho.

image

Um Programa de Classe Mundial adaptado à sua vida profissional

Além disso, o Programa DBA permite que os estudantes de doutorado desenvolvam habilidades de alto nível enquanto mantêm sua carreira e vida familiar. Os participantes que concluírem com sucesso o DBA estarão prontos para trabalhar em vários setores, incluindo conhecimento avançado e progressivo de negócios da prestigiada Universidade de Bordeaux.

Cursos locais

Seminários são organizados de uma forma que otimiza seu tempo, para que você ainda tenha tempo de qualidade para seus compromissos familiares e profissionais.

2-3 semanas em Bordeaux, França

Você passará cerca de 2,5 semanas em um conjunto intensivo de seminários de DBA na França, na Universidade de Bordeaux.

As Vantagens do DBA em Bordeaux e parceria para seminários doutorais pela USP no Brasil

O DBA de Bordeaux é um programa distinto, ideal para profissionais internacionais. Aqui está um conjunto de características que o torna um programa único.

Você tem a oportunidade de fazer um programa tendo a experiência única de participação em seminários avançados, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) -IIE.  

O programa destinado para profissionais realizado junto a instituições de prestígio, com parte dos módulos locais em encontros 1 final de semana por mês e/ou feriadões prolongados.

Formação de Prestígio

Diploma da Universidade de Bordeaux.

Foco Prático

O DBA foca em questões gerenciais reais, com resultados e conhecimentos práticos.

Doutorandos Engajados

As vagas do DBA são limitadas, o que permite a formação de um clima de cooperação entre os profissionais. Isso ajuda a desenvolver a motivação para explorar o tópico de interesse, do início ao fim.

Internacional & Multilíngue

Palestras e supervisões do DBA são oferecidas em francês e inglês, e de forma limitada em espanhol. Os programas são parcialmente ministrados no país de origem dos estudantes do DBA (América Latina ou Ásia) e duas semanas e meia a três semanas por ano na França.

Grupos pequenos 

Grupos pequenos (6-12 doutorandos) garantem qualidade e  trocas de experiências nos seminários de formação. 
Enquanto passam pelo Doutorado como sendo uma sensação pouco empolgante, os DBA de Bordeaux permite que os participantes tenham uma experiência inspiradora.

Grupo no Rio de Janeiro - Novotel Barra 
Image Image Image

Estrutura do DBA

Aqui está a descrição do processo cíclico de três anos do DBA da Universidade de Bordeaux:

Image
  1. 1

    1º Ano |Pré-DBA - Cursos de Fundação

    O primeiro ano é um plano de fundo dos cursos de administração, que fornece uma base sólida para os interesses de pesquisa dos alunos do DBA.

  2. 2

    2º Ano |Defesa da Proposta

    Este é o período de desenvolvimento da tese com a supervisão do orientador. E, uma vez aceito, será trabalhado ao longo do segundo ano, sendo apresentado, posteriormente, em um seminário internacional.

  3. 3

    3º Ano|Defesa da Tese

    O terceiro ano termina com a defesa da tese.

1º Ano |
Seminários Locais de Fundação

Uma série de seminários do DBA será conduzida em sua região. Os encontros ocorrem, em geral(dependendo do país/região), em um fim de semana por mês.

2º Ano |
Defesa da Proposta de Pesquisa+ 2-3 Semanas em Bordeaux, França

Além da defesa da proposta de pesquisa, são realizados seminários em Bordeaux, França, geralmente durante o mês de junho, durante duas semanas e meia (em inglês).

3º Ano |
Defesa da Pesquisa

Você será capaz de apresentar seu trabalho final de dissertação do DBA.

Graduação

Você recebe seu diploma de DBA da Universidade de Bordeaux.

Grade do Programa DBA

  • Workshop - Metodologia & Desenvolvimento de Tese Profissional

    - 1. Metodologia de Pesquisa em Gestão.
    - 2. Métodos Quantitativos Aplicados à Ciência Gerencial.

    Compreender questões metodológicas e epistemológicas relacionadas à dissertação do DBA. Este seminário irá discutir os fundamentos metodológicos e ferramentas para desenvolver uma pesquisa qualitativa ou quantitativa. Ele também ajuda os alunos a identificar problemas no desenvolvimento de hipóteses e questões de pesquisa, assim como variáveis ​​independentes e dependentes e problemas de validade. Projeta tipos de questionários, tópicos metodológicos e estatísticos. Este seminário também analisa e discute os métodos e ferramentas de pesquisa quantitativa: estatística descritiva, dados exploratórios, distribuições de probabilidade, etc. A teoria e métodos de inferência estatística serão discutidos com ênfase sobre como modelar problemas de negócios.

  • Defesa da Proposta

    - Apresentação da Proposta de Pesquisa Profissional  

    (apresentação dos alunos do workshop pré-DBA)

  • Gerenciamento de Projetos (1|2|3)

    Este seminário aborda tópicos avançados relacionados ao gerenciamento de projetos.

    .

  • Informações Financeiras, Sistemas de Relatórios & Controle

    Este seminário abrange os tópicos relacionados à criação de valor e contabilidade gerencial, relatórios financeiros, análise e auditoria de demonstrativos financeiros e responsabilidade social corporativa.

    Apresenta as tendências da contabilidade gerencial, juntamente com uma perspectiva sobre as filosofias de controle gerencial e os orçamentos de capital.

  • Gestão Financeira & Teoria Financeira

    Este curso é uma introdução aos fundamentos de finanças, projetado para o estudo de empresas internacionais e multinacionais. Ele apresenta aos alunos a análise dos principais desafios financeiros que as empresas enfrentam devido às suas atividades internacionais.

    Os principais tópicos incluem análise financeira e de custo, índices de desempenho, decisões financeiras de investimento e financiamento internacional, modos e técnicas de pagamento internacional e gerenciamento de risco cambial.

  • Teoria de Organizações, Estratégias & Estruturas

    Todos os gerentes estão preocupados com a estratégia, em alguma medida ou outra. Estratégia se trata de questões fundamentais para o futuro das organizações.

    Para entender melhor os desafios práticos do mundo real e como as organizações devem competir em seus diferentes mercados para ter um bom desempenho, este seminário considera dois conteúdos importantes e relacionados na gestão estratégica: a posição estratégica (1) e as escolhas estratégicas (2) da organização.

    Este seminário discute como é possível definir estratégias para empresas alinhadas com propósito organizacional, projeto, estrutura e burocracia.Como o poder e o impacto político dos fatores externos ambientais e internos organizacionais afetam a estrutura e o projeto.

  • Gerenciamento de Sistemas da Informação

    Este seminário destaca como a prática de cada área de gerenciamento é influenciada pela disponibilidade e uso da informação. Como aproveitar os sistemas de informação para operar e desenvolver uma organização de maneira eficiente.

  • Gerenciamento da Cadeia de Valor

    Este seminário apresenta o conceito de gerenciamento de logística e cadeia de suprimentos no ambiente de negócios. O esforço constante para otimizar técnicas e práticas de logística e operações, as tendências da cadeia de suprimentos continuam mudando e encontrando novos caminhos para sua evolução. A ênfase deste seminário é colocada na avaliação e análise da estratégia da cadeia de suprimentos, bem como na compreensão dos conceitos por trás das técnicas de otimização.

  • Gerenciamento Intercultural

    Este seminário destina-se a apresentar aos alunos os principais conceitos e práticas culturais, que são fatores importantes para o sucesso do trabalho e de equipes multiculturais dentro de um ambiente de negócios global. Ele é projetado para fornecer tanto teoria quanto prática no gerenciamento de equipes internacionais, focadas especialmente na comunicação intercultural entre os países. Este seminário apresentará conceitos de cultura, competências interculturais, gerenciamento de equipes multiculturais e projetos globais, além de facilitar as práticas de negociação com colegas e clientes de diferentes países. Discutirá também a cultura de organizações e seus tipos em diferentes países.

  • Gerenciamento de Recursos Humanos, Comunicação & Liderança

    “As pessoas são o nosso ativo mais importante”. Essa frase é frequentemente encontrada em discursos de CEOs. A maioria das pessoas reconhece o quanto o RH está alcançando uma vantagem competitiva sustentável e de longo prazo - reconhecendo como o sucesso da empresa é feito por pessoas. Assim, este seminário apresenta os desafios nas relações empregador-empregado contemporâneas, define os blocos de construção de uma estratégia de RH e ajuda a entender as principais características do planejamento, da equipe e do treinamento de RH. Este seminário desenvolve uma compreensão do papel da gestão estratégica de recursos humanos no sucesso de uma empresa, juntamente com o conhecimento das funções básicas de recursos humanos, práticas atuais e questões relacionadas.

  • Ambiente Econômico Internacional

    As estruturas políticas e econômicas interconectadas do mundo estão passando por enormes mudanças. Neste seminário, serão discutidos os principais elementos relacionados às questões de economia europeia e global. Inclui tópicos relacionados à dinâmica da globalização do comércio mundial, análise da dinâmica da integração financeira internacional, políticas macroeconômicas na zona do euro e o impacto no mundo.

  • Marketing e Comércio no Contexto Internacional

    O curso de Pesquisa de Mercado é projetado para fornecer aos profissionais uma compreensão e apreciação dos conceitos fundamentais de Marketing e Pesquisa de Mercado. A tomada de decisões de marketing é um processo que envolve, essencialmente, o objetivo fundamental de criar valor para os clientes. E para fazê-lo, os profissionais de negócios devem entender as necessidades e desejos dos clientes, e identificar claramente o que os motiva. Um objetivo principal deste curso é fornecer uma familiaridade completa com as ferramentas e técnicas disponíveis, usadas para coletar e analisar dados de macro e micro mercado.

Image

Supervisão no DBA

A supervisão no DBA usa as tecnologias atuais e reuniões; o feedback é dado usando tecnologias digitais, bem como reuniões pessoais, quando os professores viajam.

Reuniões por Skype

As reuniões por Skype são pré-agendadas ao longo do ano, para facilitar o planejamento dos profissionais.

Feedback no Google Docs

Além das reuniões por Skype, o feedback de áudio/texto é dado através do Google Docs, à medida que o trabalho de pesquisa avança.

com feedback por áudio

Encontro Presencial Global

Reuniões presenciais também acontecem quando os professores viajam internacionalmente e os alunos do DBA vão, por um curto período, para Bordeaux.

Aplicação | Inscrição

Aqui estão as etapas da aplicação

1ª Etapa| Aplicação On-line

Você pode se inscrever no programa DBA on-line. Você será solicitado a enviar:

-Informações pessoais e de contato
- CV (em inglês)

2ª Etapa | Entrevista

Se a revisão da sua inscrição for bem-sucedida, você será convidado para uma entrevista, em inglês (presencial ou por Skype).

3ª Etapa |
Proposta de Pesquisa e Documentos

- Diploma de MSc. ou MBA
- Diploma de Bacharel
- Passaporte
- Resumo da proposta de pesquisa com carta de motivação.

4ª Etapa | Admissão

Você é aprovado para integrar o programa Pré-DBA.

Investimento

O programa DBA tem duração de três anos. As taxas incluem Seminários Pré-DBA, Seminários de Doutorado em Bordeaux, Supervisão e Diploma de DBA da Universidade de Bordeaux. Não há custos adicionais.

A taxa não inclui custos relacionados com viagens.

VALOR
DBA em Bordeaux
900

por mês em 24 parcelas.

Aplicação
  • ou € 18.000
            em pagamento único.
image

DBA Internacional

Prof. Albergarias. Presidente IPMA BR.

Perguntas Frequentes

Este é um Diploma da Universidade de Bordeaux?

Sim, o DBA é um Diploma da Universidade de Bordeaux.

Quando posso me inscrever?

As inscrições podem ser feitas a qualquer momento. Normalmente, os grupos são formados uma ou duas vezes por ano (dependendo da localização).

As palestras são dadas também na minha região?

Seminários fora da Europa são oferecidos, principalmente, na Rússia, América Latina (disponível para estudantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Panamá, Peru e Uruguai) e Ásia (Bangladesh, China, Indonésia, Índia, Malásia e Taiwan). No Brasil, os seminários do DBA são ministrados em duas cidades: Rio de Janeiro e São Paulo.

Preciso ter experiência de trabalho anterior?

Sim. Uma vez que o programa de DBA é focado em tópicos gerenciais práticos de decisão executiva, é necessária uma experiência de trabalho relevante de cinco a 10 anos.

O doutorado é da USP?

Não. Esse é um Doutorado Europeu que pertence unicamente a Universidade de Bordeaux. Como previsto no programa, alguns dos seminários doutorais podem ser dados por outras instituições, na qual, apenas alguns SEMINÁRIOS DOUTORAIS é que é realizado na Universidade de São Paulo, no Grupo de Pesquisa Pessoas e Trabalho em Diferentes Contextos (GePet) na FEA. Doutorandos e Mestrandos da USP assim como pesquisadores podem ser convidados a participar dos seminários afim de enriquecer as trocas de conhecimento.

Posso estender o DBA se não concluí-lo em três anos?

Sim, no entanto, taxas adicionais são aplicadas.

Este é um programa de DBA ou PhD?

Este é um programa de DBA para profissionais com um foco prático.

Posso receber um reembolso se eu desistir do programa?

Não. A taxa não é reembolsável. Se alguma parcela tiver sido definida, ela continuará vencendo. Os grupos de DBAs são, por natureza, menores para permitir melhor interação e maior produtividade para todos. Se um estudante decidir se retirar, a taxa não poderá ser reembolsada, uma vez que os custos do programa já foram incorridos.

Qual é o idioma oficial do programa?

Inglês é o idioma oficial do programa. Francês também é aceito para fins de dissertação, bem como espanhol (dependendo do assunto e disponibilidade de professores de Bordeaux, que são fluentes em espanhol).