Master of Biotechnology

Université de Angers - France


Apresentação



O

Mestrado Profissional em Biotecnologia pela Universidade de Angers, França, proporciona aos alunos brasileiros a possibilidade de ter um diploma Europeu fazendo um programa com aulas em francês e inglês e de altíssima qualidade ( as vagas são limitadas), contando professores experientes, empenhados e que realmente acrescentam no conhecimento e crescimento profissional dos mestrandos.



Os programas internacionais, incluíndo o Mestrado e Doutorado, são todos executados pelo International Institute of Education Universities's Consortiun - IIE UNI-CO no exteriror.

Programa


Objetivos

Convidamos você a fazer um programa empolgante e desafiador de Pós em Biotecnologia / Pesquisa e Inovação de Produtos.  Este programa foi moldado para profissionais de ciências biológicas/químicas (biólogos, biomédicos, etc.) que já tenham experiência prévia em pesquisa e desenvolvimento de produtos.

O programa de Mestrado Profissional Francês em Biotecnologia pela Université de Angers possui ênfases em Bio-reagentes, (Cosméticos, Farmácia, ou Nutrição). O foco deste programa de mestrado também inclui capacitar os alunos com as empresas, sabendo realizar o gerenciamento de projetos, marketing, rh, e empreendedorismo, a fim de lançar com sucesso Biotech Products no mercado de Saúde e Nutrição ou na área de  Bio-reagentes.

O programa é ministrado em francês e inglês. Os graduados do programa são capazes de tomar posições como Gerentes de Produto, Pesquisa ou empreender seu próprio negócio no setor de Biotecnologia. Os Mestrandos vão estar em contato não só com o state-of-art da pesquisa como também com as questões legais imperativas do mercado brasileiro e no exterior.


Características da Organização do Programa:

  • É preciso passar 1ano em Angers. As aulas são em inglês e Francês em tempo integral.
  • Cabe ao Mestrando realizar a leitura prévia de todo o material requisitado
  • Há uma defesa de tese diante do júri de professores da Universidade meses depois da ida a Europa. A defesa de tese assim como o trabalho de tese pode ser feita em inglês ou francês. A defesa pode ser realizada na Europa ou no Brasil.

A Um programa dinâmico e multidisciplinar.
O Mestrado Profissional em Biotecnologia é um programa multidisciplinar que enfatiza a pesquisa e análise técnica de novos produtos dentro da realidade brasileira, mas com uma contribuição de elevados padrões internacionais com a inclusão do programa do educacional francês. O curso tem uma abordagem voltado para pesquisa em biotecnologia e gestão de negócios.
B Aprendendo e fazendo: colocando a "mão na massa"!

Os Mestrandos realizam um projeto real.
C Adequado a realidade profissional.
O curso é projetado para não entrar em conflito com o calendário brasileiro e tem um carga horária compatível com as demandas profissionais..

 

 


Disciplinas


Coursework (em inglês)


Masters Degree
Bioreagents: diagnostic and validation tools

To program enable the Masters' students to become project leaders with a double competence in the technological and managerial field.

In addition to the courses below, there are the courses from the Pós UERJ to be completed.

Through this program you will be able to:

  • Explore the most recent scientific data of molecular biology, immunology and more largely biotechnology for the design of biological reagents intended for the diagnosis,
  • Lead projects of developement, of improvement or of standardization of tools for diagnosis, for analyzes, for control or for validation,
  • Ensure the control of the regulatory aspects while answering a step of quality assurance

UE 1 : Language, communication (and legal aspects)

Methodes and tools of:

  • Oral Communication (English)
  • Control and management of computerized datas
  • Research for technological, regulatory and scientific bibliography


Intelectual Property:

  • Patents rights
  • Licencing

Principles and tools of:

  • Quality
  • Hygiene, risks and safety


UE 2 : Scientific and technological formation/h4>

Resarch and development:

  • Bioinformatic and design
  • Methodes and tools
  • Development of pilot batches


Application fields of bioreagents:

  • Medical applications
  • Veterinary applications
  • Agroalimentary applications


Project Management

  • Statistical processes control, experimental design

Scientific Applied Project: SAP is a group work on a case study suggested by a company partener that needs project structuring, priorities hierarchisation, innovating capacities to propose an action plan and to demonstrate its feasabilty.



UE3 : Management

Knowledge of diagnosis industries:

  • Labor laws and regulation
  • CE marking certification ISO/CE 13485 and 14971
  • Quality management ISO/CE 17025 and 15189
  • Enterprise strategy: Market conditions, forecasts, marketing


UE4: Professional formation and trades

To take part in the development, the production and the standardization of bioreagents, of methodologies or of devices for in vitro diagnosis.

  • To identify the problems inherent in the technological development of these products and to propose solutions
  • To compile the technical and regulatory documents necessary for the marketing


O ISSBA da Universidade de Angers (França)


O Instituto Superior de Saúde e Bioproducts da Universidade de Angers (ISSBA) é a Unidade da Universidade Pública de Angers. O ISSBA foi criado para trabalhar em parceria com empresas privadas a fim de pesquisar e desenvolver projetos altamente inovadores no setor da biotecnologia. O Instituto oferece uma abordagem unificadora da gestão e Pesquisa & Desenvolvimento, onde seus estudantes criam anualmente produtos inovadores nos setores de Saúde, Nutrição, Cosméticos, Engenharia de Saúde e Qualidade e Bioreativos para agro-indústrias, produtos veterinários e médicos e instalações.





Inscrição e Processo de seleção


1º etapa: Candidatura online

A 1º estapa inclui o envio do currículo em inglês.

Em breve

2º etapa: Análise de currículo e confirmação de agendamento de entrevista

A análise de currículo sendo positiva, a coordenação estra em contato com o candidado para confirmar o agendamento da entrevista.


3º etapa: Entrevista e entrega da documentação

A entrevista ocorre via Skype.
A candidatura sendo aceita, o candidato tem 1 mês para encaminhar adocumentação requerida para a universidade.

Université de Angers


Unidade des Sciences Pharmaceutiques et Ingénierie de la Santé - ISSBA

Informações adicionais em francês do programa:
http://www.issba.fr
http://www.univ-angers.fr



Lista de documentos


  • Cópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Casamento
  • CV em inglês
  • Cópia do Diploma de Graduação autenticada (de programa reconhecido pelo MEC)
  • Cópia de Histórico da Graduação
  • 2 fotos 3x4
  • Inscrição online completa
  • Comprovante de pagamento
  • Ficha de inscrição administrativa da Universidade.


Investimento


Investimento (M2) MSc. Biotec - Univ. de Angers

Tarifa Valor Parcelas Código Promocional

Consultar Universidade

     

 

Despesas com viagem, hospedagem, alimentação, seguros, etc, não estão incluídas na tarifa e são de responsabilidade do Mestrando.


Frequently Asked Questions



Perguntas frequentes (para estudantes brasileiros)

1. O Mestrado na França é automaticamente válido no Brasil ?

Não. No Brasil não existe nenhuma garantia de que nenhum diploma de nenhum programa de nenhuma Universidade de nenhum país do mundo seja revalidado pois cada diplomado é analisado de forma individualizada. O diploma da Universidade de Tours é um diploma do Estado Francês e é automaticamente válido para toda Comunidade Européia e países com os quais a França possui acordos específicos (Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão, e inúmeros outros países). Ele é reconhecido e é altamente valorizado no mercado de trabalho por ser um título internacional de uma Universidade reconhecida.

O processo burocrático de revalidação no Brasil só é recomendado para aqueles que pretendem fazer concurso público e desejam usar o diploma para pontuação maior no concurso. Neste caso recomenda-se revalidar o diploma. Para efeito do mercado, o diploma europeu é automaticamente reconhecido no mundo empresarial.


Sobre o processo de revalidação, segue a oreintação do MEC:
"Como reconhecer diplomas de mestrado e/ou doutorado expedidos por universidades estrangeiras? Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9.394 de 1996), Art. 48, § 3º, os diplomas de mestrado e de doutorado expedidos por universidades estrangeiras só poderão ser reconhecidos por universidades que possuam cursos de pós-graduação reconhecidos e avaliados, na mesma área de conhecimento e em nível equivalente ou superior. Cabe ao aluno entrar em contato com a pró-reitoria da instituição, particular ou pública, a qual procederá a análise de reconhecimento. Se o diploma for oriundo de um dos estados partes do Mercosul, deve-se consultar o parecer CNE/CES nº 106/2007. Certificado de pós-graduação lato sensu expedido por universidades estrangeiras. A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), não disciplinou a revalidação de pós-graduação lato sensu, bem como não há normatização elaborada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) a respeito do tema." http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=268&Itemid=323

2. Qual o título que eu vou obter quando finalizar o programa?

Trata-se de um "Diplome National", isto é, é um diploma reconhecido e emitido pelo Ministério da Educação Francesa e que atende todas as normas do governo da República Francesa, torna-se automaticamente válido para toda Comunidade Europeia. O diploma em francês sai como: "Diplome de Droit, Economie et Gestion, Master en Science de Gestion , Mention Marketing de Services." Isto é, é um Diploma de direito, economia e gestão, Mestrado em Administração, com especialização em Marketing de Serviços.

O Mestrado Profissional tende a ser mais prático, tendo mais relevância para o mercado e ambiente profissional. Ele é mais rico em termos práticos e baseia-se na troca de experiências com muitas dinâmicas e discussões em grupo. (Ver mais sobre esse assunto adiante) Na França, há escolas de negócios reputadas e famosas como a HEC, ESSEC, ou Grenoble Business School porém estes diplomas são considerados como diplomas institucionais e não emitidos pelo governo francês. As Universidades também oferecem diplomas institucionais que não precisam atender a determinadas regras, porém em contra partida não são consideradas com um diploma do estado. O Mestrado em Administração da Universidade de Tours é um diploma nacional, nível M2 (categoria máxima para o Mestrado), emitido pelo Ministério da Educação da República Francesa.

3. Esse título me possibilita dar aula em Universidades?

Para dar aula no Brasil basta ter o diploma de graduação. Devido as constantes mudanças preiteadas pelo MEC nos últimos anos, há uma tendência que eles passem nos anos a seguir a exigir que as Universidades tenham cada vez mais um número maior de professores mestres. Atualmente, o MEC exige que 20% dos quadros dos professores dos cursos de graduação sejam doutores. Quanto maior o número de professores Mestres ou com Phd a instituição tem, melhor tende ser a avaliação do MEC para com aquela instituição. Para que o seu título de Mestre seja oficialmente aceito pelo MEC, é necessário entrar com um processo de revalidação.

4. Qual é a diferença entre um Mestrado Profissional e Acadêmico?

Ambos possuem o mesmo peso tanto no Brasil, de acordo com o MEC, como na Europa. Ambos são Mestrados, porém a abordagem entre o Profissional e o Acadêmico é diferente. O enfoque do Mestrado Profissional tende a ser mais prático, sendo mais relevante para quem procura se aprimorar e crescer profissionalmente. Para quem deseja ingressar num programa de Doutorado normalmente é exigido o Mestrado Acadêmico.

5. Quanto devo gastar em Tours ?

ACOMODAÇÃO - Angers é uma cidade turística com inúmeras possibilidades de acomodação. Em termos de acomodação econômica, a cidade conta com um Albergue da Juventude moderno, com boa infra-estrutura localizada no bairro estudantil da cidade. Fazendo uma reserva em grupo o quarto individual sai por € 390 para 3 semanas, café da manhã incluído. (Tarifa 2010) Os estudantes têm a opção de utilizar a internet na faculdade. Para aqueles que levarem o seu laptop e quiserem usar o Wi-Fi no albergue, pode utilizá-lo por uma taxa extra de € 10 por semana. O Albergue fica situado a 30 min. do IAE (Instituto de Administração de Empresa) e a 5 min. do centro comercial de Tours.


TRANSPORTE - Há um passe mensal de transporte para estudantes que possibilita usar toda a rede de transporte público por cerca de € 26.50. A Passagem de trem entre Paris e Tours custa em média de € 40. ALIMENTAÇÃO - A Universidade dispõe de uma cantina universitária. O custo da refeição é de cerca de € 3.50 para os estudantes. Para os Mestrandos que se hospedarem no Albergue, o café da manhã é oferecido.

6. Qual é a relação com a UFRJ?

O Mestrado é da Universidade de Angers não da UFRJ. São programas distintos, apesqr dos créditos da UFRJ poderem ser reqproveitqdos. Todo o processo de seleção, aulas, exames e diploma são feitos inteiramente pela Instituição francesa ocorrendo apenas um aproveitamento de créditos do MBA. A UFRJ não tem qualquer gerência ou implicação ou participação no programa do Mestrado uma vez que o diploma é emitido pelo Ministério do Educação da república Francesa seguindo as normas e programas vigentes da Université de Tours. O Instituto Internacional faz a gestão executiva do MBA da UFRJ no Rio de Janeiro e do programa de Tours.

7. Quanto tempo demora para eu receber o meu diploma?

A Universidade de Angers por ser uma Instituição pública é também burocrática. Uma vez cumprido satisfatoriamente todas as etapas requeridas para obtenção do diploma, ele geralmente é emitido no prazo de 1 ano após a conclusão do curso.